19 de julho de 2013

Shakes: vilões ou mocinhos da dieta saudável

O tema de hoje é bastante conhecido e discutido, mas vale a pena esclarecermos alguns pontos...



Vou começar o texto algumas perguntas:
Você substitui uma ou mais refeições por "shakes"?
Você conhece a composição do seu "shake"?
Essa substituição foi orientada por nutricionista?
Será que esse "shake"está suprindo suas necessidades nutricionais?



Com base nas questões acima, vamos esclarecer suas dúvidas!

O uso de alimentos substitutos é amplamente divulgado na mídia, muitas vezes como mais saudáveis que os alimentos triviais das refeições!

Por que isso acontece?

Os famosos "shakes" são compostos por misturas de farinha de diversos cereais integrais, colágeno, ágar, lecitina de soja, entre outros componentes. A função alegada pelos vendedores é que o produto promove sensação de estômago cheio, "contendo" a fome. Sendo assim, ao invés de tomar o café da manhã, almoçar ou jantar, muitos trocam as refeições por essas mituras de farinhas com água ou leite.

Emagrece mesmo?

Puro engano, pois acaba levando grande parte das pessoas em busca de emagrecimento a seguirem por esse caminho transitório e o que mais vemos na prática clínica, são pacientes que ao cessarem o uso desses substitutos, não só recuperam o peso perdido, como em geral aumentam de peso.


Existem situações em que posso ingerir "shake"?


A substituição de uma refeição por "shake" ou lanche deve ser sempre orientada por nutricionista, pois esse profissional é habilitado e certamente vai equilibrar sua ingestão nas demais refeições do dia, para que não fique deficiente.

Como emagrecer de forma eficaz?



Além de prazeirosa, a alimentação saudável deve ser agradável aos nossos olhos, paladar e olfato.
Um plano alimentar personalizado elaborado por um nutricionista, busca sempre atender às suas demandas nutricionais, de acordo com a sua atividade física, rotina de trabalho, fase da vida e condições financeiras, além de promover conhecimento sobre hábitos saudáveis e reeducação alimentar, contribuindo para que cada um de nós possamos fazer nossas escolhar alimentares corretamente.


Nenhum comentário: