4 de julho de 2013

Grupos Alimentares

Hortaliças e frutas

Alimentos ricos em vitaminas e minerais. Atuam como reguladores, favorecendo diversas funções orgânicas necessárias para o crescimento normal e manutenção da saúde. Têm papel na formação dos ossos e tecidos.

Os alimentos deste grupo possuem quantidades diferentes de vitaminas e minerais, por isso é importante consumir a maior variedade possível, todos os dias.

Também são fontes de fibras, principalmente as frutas ingeridas com casca e bagaço, os vegetais folhosos e aqueles que podem ser consumidos crus.











Leite e derivados, das carnes e ovos e feijões

Alimentos ricos em proteínas. No corpo humano, as proteínas têm função construtora, pois são responsáveis pela formação, manutenção e reparação dos tecidos (ossos, pele, órgãos, músculos).

Diferente das proteínas de origem vegetal (leguminosas e sementes), que também fornecem fibras, as proteínas de origem animal (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados) devem ser consumidas com muita moderação, já que provêm de alimentos ricos também em gorduras e colesterol.






Açúcares, doces, óleos e gorduras

Alimentos altamente energéticos, isto é, pequenas quantidades já fornecem muitas calorias. Para manter a alimentação equilibrada, devemos consumir estes alimentos em pequenas quantidades. São encontrados no açúcar comum, no mascavo, no mel, no melado e na rapadura

As gorduras participam da composição do sistema nervoso, do transporte de vitaminas na corrente sangüínea. Também realçam o sabor dos alimentos e, junto com o açúcar, justificam o mito “tudo que é bom engorda!”.

Alimentos industrializados costumam ser ricos em açúcares e gorduras saturadas, mas pobres em vitaminas, minerais e fibras, portanto o consumo deve ser limitado.
  






Cereais, pães, tubérculos e raízes

Este é o grupo dos alimentos altamente energética, os quais devem ser consumidos diariamente em quantidade moderadas.

Encontrados nos cereais integrais ou refinados (arroz, milho, trigo, cevada, aveia e centeio), nas suas farinhas (arroz, fubá, trigo, mandioca e aveia), nas massas (macarrão, pão, biscoitos) e também em alguns vegetais (batatas inglesa e doce, inhame, aipim e cará).


Cereais integrais: importante fonte de fibras alimentares.

 

Nenhum comentário: