13 de dezembro de 2018

Café e gestação

Durante a gestação, o metabolismo de cafeína é mais lento (tanto na mulher quanto no feto) e resulta numa exposição mais longa. Sabe-se que a cafeína atravessa a placenta e quando dosada no plasma dos recém nascidos ela é facilmente detectada. 


Doses acima de 300mg de cafeína ao dia podem não ser tão benéficas durante a gestação, levando a menor peso do recém nascido e possível risco de aborto espontâneo.


Eu recomendo a interrupção do consumo de café na gestação, entretanto, o consumo de até 2 xícaras ao dia é tido como seguro por alguns estudos!


Você consumiu ou consome café durante a gestação? Sente alguma influência no comportamento do seu bebê?


Compartilhe suas experiência!

9 de novembro de 2018

Meat free Monday

@meatfreemonday é um movimento difundido pelo cantor e ativista @paulmccartney que visa encorajar as pessoas a não comerem carne as segundas-feiras.


A ideia vai muito além de retirar a carne um dia da dieta e se trata de uma conscientização sobre os danos ocasionados pela produção de carne ao meio ambiente, como a emissão de gases que ocasionam o efeito estufa, por exemplo. 


😊 Pessoalmente, eu já retiro a carne há algum tempo da dieta, ainda não completamente, mas venho reduzindo e sabe o que eu descobri? Dezenas de incríveis possibilidades e receitas para variar a minha alimentação e venho me tornando cada vez mais criativa e inovadora. 


👉🏼 Você já tentou retirar as carnes 1 dia por semana da sua dieta? Como foi a sua experiência?


#meatfreemonday #meatfree #nutricaodeverdade #challenge

Vitamina D

👉🏼 Chuva, frio e falta de exposição solar: uma a receita ideal para queda dos níveis de vitamina D!!


🚨🚨🚨 todo cuidado é pouco!


👉🏼 Apesar do Brasil ser um país com elevada quantidade de horas de sol durante todo o ano, a deficiência de vitamina D vem crescendo nos últimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos por conta do trabalho em ambiente fechado e da pouca exposição sem protetor solar!


👉🏼 Atualmente existe uma grande discussão com relação a importância da manutenção de níveis saudáveis de vitamina D. Especialmente entre paciente com síndrome metabólica, essa recomendação tem se tornado fundamental, assim como o monitoramento dos níveis séricos.


👉🏼 Um estudo brasileiro recente, revelou uma relação bastante importante entre a secreção e sensibilidade da insulina e os níveis de vitamina D.


Procure seu nutricionista e saiba como manter níveis de vitamina D também pela alimentação! 

Os benefícios do consumo de ovo

Você ainda tem medo de comer ovo??? 🧐

🍳Um grande mito entorno do 🍳 foi criado na década de 70 e por isso muitas pessoas, especialmente aquelas com colesterol sérico elevado tem muito medo e restrição  ao consumo desse alimento tão rico e saudável! Ao contrário do que se acreditava, ele inibe a absorção de colesterol, devido à presença de lecitina 😉

🍳 Dentre os nutrientes presentes no ovo, podemos citar a vitamina D, colina e muita proteína! 

🍳Procure um nutricionista e saiba mais sobre como ter um cardápio variado e pratico!

Mindful eating

Uma expressão que vem sendo amplamente utilizada é o MINDFUL EATING.

 

Trata-se de uma estratégia que já vem sendo bastante utilizada como ferramenta de orientação por nutricionistas. Alguns profissionais também denominam essa técnica como comer com atenção plena. Nessa estratégia, você deve encarar cada momento de refeição como único e toda a sua atenção deve ser direcionada para isso. 

As técnicas de mindful eating são poderosas e quando aplicadas corretamente trazem benefícios que vão muito além do emagrecimento e da recuperação da saúde. 


O mindful eating trás benefícios a outras campos da vida, uma vez que nos ajuda a reconectar corpo e mente em todos os campos da vida! Você já conhecia essa técnica? Quer saber mais?