9 de novembro de 2018

Mudanças hormonais na gravidez

Um assunto pouco abordado tecnicamente para as gestantes, porém parte do cotidiano das mudanças durante a gestação: o boom de hormônios e seus sintomas durante a gestação! 


Começando pelo mais famoso e conhecido, temos o  hCG que mantém o corpo lúteo e apresenta como efeito desagradável o enjoo matinal característico do primeiro trimestre 🤮


Seguindo com  a progesterona, ela é responsável pela manutenção da gestação e atinge seu pico 1 semana antes do parto. Atua levando maior fluxo de sangue para útero, fadiga, alterações de humor, por outro lado ocasiona esquecimentos e constipação intestinal. 


Já o estrogênio contribuir para a preparação das glândulas mamárias para amamentação, dilatação de vasos sanguíneos para levar mais oxigênio e nutrientes para o feto.


Um hormônio pouco abordado na gestação é a aldosterona que influencia na retenção de líquidos (uma vez que na gravidez o volume sanguíneo aumenta até 50% na mulher) visando melhor transporte de nutrientes. O efeito colateral desse hormônio é o edema nos pés. 


Por último, a ocitocina: potencializa as contrações uterinas e desencadeia a ejeção do leite, sendo importantíssimo para a amamentação! 

Nenhum comentário: