5 de dezembro de 2014

“Gordura, açúcar, lactose, glúten: qual é o pior vilão para as suas curvas?” (parte 6)

LACTOSE: a Lactose está presente no leite dos mamíferos. Trata-se do açúcar do leite e contrariamente ao que muitas pessoas imaginam, a melhor fonte de cálcio não se trata do leite de vaca e este nutriente também não tem nenhuma relação com a presença da lactose.

Apesar de possuir um bom teor de cálcio, o leite de vaca tem baixa absorção desse nutriente. Em contrapartida, temos diversos alimentos de origem vegetal que mesmo apresentando menor teor de cálcio, a absorção é elevada, sendo melhor bem aproveitado pelo nosso corpo, tais como: leite de gergelim, quinoa, amêndoas, castanhas.

Por que compromete a dieta: Porque é bastante comum a presença de alergias e intolerância aos componentes do leite. No caso da lactose (açúcar do leite), a intolerância é mais comum do que se imagina e muitas pessoas convivem por anos com ela sofrendo e desconhecendo esse problema, num estado permanente de inflamação.

Pior para: celulite, obesidade, alérgicos à lactose, pessoas com doenças intestinais inflamatórias.

Quando reduzir? Quando apresentar algum sintoma ou diagnóstico de alergia ou intolerância. Substitua por leites vegetais.

Quem deve riscar do cardápio? Intolerantes à lactose, pessoas com doenças intestinais inflamatórias.

Substitutos saudáveis: leites vegetais como os de quinoa, arroz, amêndoas podem substituir o leite de vaca e como boas fontes de cálcio temos as folhas verdes escuras, por exemplo, brócolis e couve que apresentam o dobro de absorção do teor de cálcio, quando comparamos com o leite.

Nenhum comentário: